Rancho da Região de Leiria
O Rancho da Região de Leiria, foi fundado pela então Comissão Regional de Turismo de Leiria, em 19 de Março de 1963, tendo-se apresentado pela primeira vez em público numa representação “oferecida” à cidade de Leiria, na sua “sala de visitas”, a Praça Rodrigues Lobo, em 20 de Maio do mesmo ano. As recolhas efectuadas na altura reportam-se aos Concelhos que à data constituíam a dita Comissão Regional de Turismo (a saber: Leiria, Alcobaça, Marinha Grande, Batalha, Vila Nova de Ourém, Porto de Mós, Pombal).
As recolhas efectuadas encontram-se, desde Outubro de 2010, compiladas no “Cancioneiro da Região de Leria” editado pelo próprio rancho, no qual se encontram 342 letras e músicas (das quais constam as partituras).
Tem vindo a recuperar, do “cancioneiro” editado, a área dos cânticos do ciclo natalício, uma outra vertente do folclore nacional, desta feita, na componente religiosa, onde se vem apresentando um pouco por todo o país.
Tem registado todo o seu espólio recuperado ao longo dos anos, do qual constam cerca de 800 retractos documentários, e inúmeras peças originais de trajes, donde se destaca uma “colecção” de 74 lenços, recolhidos pelo seu fundador Manuel Artur Santos, e gentilmente oferecidos para o acervo do Rancho. Existem ainda inúmeras alfaias agrícolas.
Entre as várias distinções e honrarias que lhe foram atribuídas pelas mais variadas entidades particulares, destaca-se:
– Em 1968, recebeu da Câmara Municipal de Leiria a Medalha de Prata de Mérito Cultural, na passagem do seu 25.º Aniversário;
– Adquiriu o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, conforme D.R. II Série, nº 238/98, de 15 de Outubro;
– Na passagem do seu 50.º Aniversário, recebeu o Galardão do Município de Leiria, na Gala comemorativa do evento, num espectáculo no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria;
– Diploma de Mérito da Federação do Folclore Português.