Rancho Folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”
O Rancho Folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena” do Centro Recreativo da Golpilheira foi fundado em 12 de Julho de 1989. Está sediado no lugar e freguesia de Golpilheira, concelho da Batalha e distrito de Leiria e representa o Folclore da Alta Estremadura.
Golpilheira foi, em tempos, um lugar vocacionado para a agricultura. Nas margens do Rio Lena cultivava-se milho, hortas, vinho, azeite e legumes.
As danças e cantares foram recolhidos de pessoas nascidas na última década do século XIX. Eram as que “bailhavam” a céu aberto, nas alpenduradas e de portas adentro – nas eiras; nas descamisadas; nos terreiros, pelos Santos Populares; nos serões dos enxovais; nos serões dos casamentos; nas adiafas da vindima e azeitona e na “Casa da Brincadeira”.
Os trajes de trabalho, domingueiro ou de cerimónia, eram os que se usavam a rigor na segunda metade do século XIX. As alfaias, ferramentas e pertences, correspondentes a cada atividade, estão representados no malhador, na ciranda, na vindimadeira, no lagareiro, no abegão, na jantareira, na Lavadeira e no par de noivos pobres.
Os instrumentos usados na tocata são os tradicionais da região.
Este Rancho Folclórico é sócio efectivo da Federação do Folclore Português, desde Janeiro de 1996 e sócio fundador da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura. Em 2009, foi condecorado com Medalha de Prata do Município da Batalha.
Orgulha-se das inúmeras atuações que fez, durante estes anos de existência, de Norte a Sul do país, mas também da participação em Festivais Internacionais em Espanha, por duas vezes, França e Roménia. A beleza dos Trajes, Danças e Cantares preserva e divulga a sua cultura e tradição.