Rancho Folclórico Alegria dos Emigrantes
O Rancho Folclórico Alegria dos Emigrantes foi fundado em 1969, pelo Senhor José Ferreira, originário do Souto da Caranguejeira, Leiria. Fez a sua primeira apresentação no Natal de 1969 em Montfermeil (França).
Representavam os quatro pontos Cardeais reunidos num grupo, como o atesta o seu nome original “4 estrelas de Portugal”. Dançavamos, tocavamos e cantavamos danças de várias regiões de Portugal. Foi o caso de muitos ranchos na época na emigraçâo Portuguesa, em França.
No princípio dos anos 80, procuraram ser mais representativos duma região e escolheram a Alta Estremadura. Aceitaram respeitar trajes, danças, cantares e músicas dos fins do século XIX e princípio do século XX.
Quem facilitou a sua transformação foi o Senhor Manuel Artur Santos, então Director do Rancho da Regiâo de Leiria. Quando, em 1996, este mesmo rancho se deslocou a Montfermeil, falou-nos da Federação do Folclore Português e do interesse do grupo se juntar aos grupos filiados. Lançaram o processo e o Senhor José Travaços Santos, foi quem teve um papel importante nessa caminhada do grupo.
A 17 de Novembro de 1998, na Assembleia Geral da Federação do Folclore Português, em Arcozelo, foi aceite a filiação do Rancho “Alegria dos Emigrantes”, que é também o nome da Associação. Também, mais tarde, integraram a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, sediada em Leiria.
Hoje, a Direção comporta 7 membros. O Presidente é o Serafim Ribeiro PINTO, a Coodenadora do Grupo é Olivia Silva Pinto e a Directora Técnica é a Maria Pinto.
O grupo é composto por 45 membros de diferentes idades e já fez representações em Portugal, na Alemanha e em França.