Rancho Folclórico “Roda Viva”
O Rancho Folclórico “Roda Viva” foi fundado em Maio de 1979. Dois elementos abeiraram-se de outras pessoas, que aceitaram com agrado, para formar um grupo de folclore. Formado, o grupo começou por fazer parte de um cortejo de angariação de fundos para a Colectividade do lugar, ao mesmo tempo, animar de uma forma diferente, a festa, recriando assim um grupo folclórico. Desta pequena “brincadeira” nasceu o então designado Grupo de Danças e Cantares do Telheiro, que com a criação dos estatutos, foi necessário aprofundar conhecimentos acerca dos costumes dos nossos antepassados, assim também foi preciso mudar o nome com o qual nos intitulamos com orgulho “Rancho Folclórico Roda Viva do Telheiro”.
O principal objectivo do Rancho Folclórico “Roda Viva” foi, e continua a ser, a recolha, preservação e divulgação dos usos e costumes da região, a nível de trajes, instrumentos musicais, cantigas e músicas de outros tempos. Assim, o Rancho Folclórico “Roda Viva” mantém um esforço contínuo em ser uma representação fidedigna dos costumes dos finais do século XIX, da região onde está etnograficamente inserido, a Estremadura.
De entre os seus trajes, destacam-se os de trabalho no campo e domingueiro do camponês pobre, os camponeses abastados em traje domingueiro e o casal de noivos.
O Rancho Folclórico “Roda Viva” é membro da Federação do Folclore Português e sócio da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.
Conta com participações em muitos festivais de folclore em quase todos os pontos do país e uma gravação em CD do seu repertório.