Rancho Folclórico dos Soutos – Caranguejeira
O Rancho Folclórico dos Soutos – Caranguejeira é um marco relevante na história da vila da Caranguejeira. Tentando marcar uma posição ativa no mundo do folclore, o seu objectivo é recolher e preservar viva a memória das tradições passando o testemunho aos seus descendentes.
Desde os meados do século XX que o Rancho Folclórico dos Soutos constrói um percurso no meio folclórico filiando-se na Federação de Folclore Português, na Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e na Fundação Inatel.
Com base na recolha detalhada das tradições da região da vila da Caranguejeira, este grupo apresenta trajos diversos, desde o lavrador – abastado e pobre – até à figura dos noivos, passando pela representação de feirantes, de romaria, entre outros, tendo sempre o cuidado na preservação fidedigna dos costumes do nosso povo.
Organiza anualmente o Convívio com as Tradições onde demonstra as tradições das diversas regiões do nosso país e o festival de folclore internacional: FFICA – Festival do Folclore Internacional da Caranguejeira e conta sempre com grupos de renome, tanto nacionais como internacionais. O festival é composto por uma apresentação de uma tradição típica da sua região e das actuações folclóricas. Com este evento, procura alertar o público para o conhecimento e necessidade de preservação do património imaterial para as gerações vindouras.
Modas como o Bailarico, a Ciranda… são demonstrativas das modas de roda dançadas pelos seus antepassados em ajuntamentos típicos da época, sendo em arraiais ou simplesmente numa escamisada. Nas suas modas têm o cuidado de apresentar situações típicas do inicio do século XX, nomeadamente o namoro, o trabalho, as romarias... demonstrando assim ao povo actual as vivências, crenças, costumes dos seus antepassados.
“Recordar o passado para viver melhor o futuro.”
Esta mensagem está plasmada no colorido dos trajes, na leveza das danças, nos utensílios da casa, do campo e dos ofícios ou profissões daquele tempo. As suas canções e bailados exprimem as situações de alegria, no trabalho, no campo, no casamento e nas festas, situações de tristeza pela partida, em rancho, para a safra da azeitona, pela fome, pobreza, guerra, emigração e amor não correspondido.
Assim sendo, o Rancho Folclórico dos Soutos – Caranguejeira compromete-se a continuar a reviver o passado para progredir no futuro.