Rancho Folclórico de S. Guilherme
No lugar de Magueigia, freguesia de Santa Catarina da Serra, concelho de Leiria, nasceu em 1963 um Grupo de Folclore. Foi fundado como Rancho Infantil de S. Guilherme e teve a sua primeira actuação em Setembro do mesmo ano nas festas religiosas daquele lugar.
Depois de dois interregnos, devido à forte adesão da imigração, sentida naquele período da nossa história, recomeçou em 1984, com a designação de Rancho Folclórico de S. Guilherme.
Tem origem numa região que se estende pelas encostas e planaltos que formam a Serra de Aire, região essa de tradições muito antigas, cujas actividades principais dos seus habitantes eram a agricultura de subsistência e a pastorícia.
Tendo consciência do papel de um Rancho Folclórico, na representação do verdadeiro Folclore, o qual está ligado à cultura popular, o Rancho Folclórico de S. Guilherme iniciou um longo trabalho de recolha e pesquisa etnográfica de um povo com toda a sua vida ligada à terra, dos seus usos e costumes, que demonstram a vida das gentes da Alta Estremadura.
Após este trabalho de pesquisa junto da população, o Rancho Folclórico de S. Guilherme, iniciou a sua divulgação de norte a sul do país, através da participação em Festivais de Folclore. Todos os anos realiza o seu próprio Festival de Folclore, com a participação de outros grupos em representação de várias regiões Etno-Folclóricas do país.
Possui sede própria e um Núcleo Museológico e Etnográfico.
É sócio efetivo da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e da Federação de Folclore Português.