Rancho Folclórico de Maceira
Fundado no início do ano de 1966, o Rancho Folclórico de Maceira é uma representação etnográfica do concelho de Leiria e da Alta Estremadura.
Formado por um grupo de jovens para actuar nas “festas da amizade” em Maio desse ano, estes jovens iniciaram, então, uma investigação da cultura popular da sua região.
Salvaram inúmeras peças da etnografia regional, desde o trajos, instrumentos, das danças aos cantares, das alfaias agrícolas ao folclore religioso.
A sua acção foi diversas vezes reconhecida tendo obtido o 1º lugar no concurso de ranchos das referidas “festas da amizade”, perante cerca de uma dezena de participantes. Ainda no mesmo ano, em setembro, participou no 2º festival de Folclore da Rebolaria – Batalha, obtendo também o primeiro lugar, cujo prémio foi a Taça do Governo Civil de Leiria. No ano seguinte, participou, novamente, em dois concursos, um nas “festas de amizade” de Maceira e outro nas festas concelhias da Batalha, sagrando-se vencedor de ambos.
Participou em grandes festivais nacionais e internacionais, tendo feito a sua primeira digressão ao estrangeiro a França, em 1989, actuando no ano seguinte em Espanha, onde voltou várias vezes.
É sócio fundador da Federação do Folclore Português e da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.
Em 1991, foi distinguido com o galardão da Cidade de Leiria. A sua tocata é constituída por acordeões, violões, cavaquinhos, cântaro tangido por abano, ferrinhos, cegarrega e castanholas de cana.
Este Rancho fez várias gravações de cassetes e CD.