Rancho Folclórico dos Moleanos
O Rancho Folclórico dos Moleanos foi fundado em 1978 e vem, desde então, dedicando-se à recolha de tradições, na zona serrana do concelho de Alcobaça, dando especial atenção aos trajes, modas, danças superstições, lendas, provérbios, jogos, festas, medicina popular e objectos de uso comum.
Os trajes uns genuínos e outros cópias fiéis dos utilizados no final do século XIX, princípio do século XX, não são ricos mas variados, representando aspectos da vida local. Destacam-se, entre outros, o de moleiros, azeitoneiros, trabalhadores da eira, noivos.
O Rancho Folclórico dos Moleanos dança, entre outras modas, a Dança Serrana, a Moda a Dois Passos e o Fado e as Carreirinhas.
Desde o ano de 1987 que tem organizado o seu festival de folclore, em Alcobaça, e participado em vários programas de televisão, festivais de folclore, festas e romarias por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França.
Em Janeiro de 1987 fundou a sua Escola de Música, com finalidade de incentivar os jovens da terra à iniciação musical e assegurando, deste modo, a continuidade de músicos para integrar a tocata do Rancho.
No ano de 1994, representou a Estremadura no Festival de Folclore do Algarve e a 19 de Setembro de 1995 foi considerado Pessoa Colectiva de Utilidade Publica.
O Rancho Folclórico dos Moleanos é um dos mais representativos do Concelho de Alcobaça.