Rancho Folclórico da Barreira
Fundado em 6 de Junho de 1983, por pessoas oriundas do lugar de Andreus, freguesia da Barreira, por altura das colheitas, para angariação de receitas para construção do salão paroquial.
Este Grupo foi ganhando corpo com pessoas de vários lugares da freguesia e em 1985 organizou o primeiro Festival de Folclore, sendo apadrinhado pelo Rancho Folclórico Rosas do Lena.
É sócio fundador da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, tendo feito parte dos órgãos sociais por diversas vezes e desempenha atualmente (2019) o lugar de presidente da direcção.
Até 1999 pertenceu à Casa do Povo da Barreira, mas com a desagregação da mesma passou a pertencer, a partir dessa data, à BARDEC – Barreira Associação de Recreio Desporto e Cultura, por vontade dos elementos que faziam parte do Rancho e por deliberação dos órgãos sociais da Casa do Povo, passando a denominar-se apenas como Rancho Folclórico da Barreira.
Em 2002 Gravou o 1.º CD, tendo adquirido o estatuto de Rancho Federado em 2004.
Desde 2001, até aos dias de hoje, organiza, anualmente, um Festival de Folclore.
Anualmente e ao longo destes anos tem participado em diversos Festivais, Recriação Histórica de Leiria, recriação de Mercado Século XIX (Batalha) e tem organizado diversas actividades desde descamisadas, encontro de tradições, exposição de lenços e xailes.
Em 2007, efetuou uma digressão a França onde participou num Festival Internacional.
Em 2005, criou um espaço museológico onde guarda algumas peças etnográficas recolhidas ao longo dos anos.
Em 2013, inaugurou a nova sede social, passando a ter melhores condições para desenvolver as suas actividades.