Rancho Folclórico de Vila Cã
A freguesia de Vila Cã situa-se a sudoeste da sede do concelho de Pombal. Em plena encosta da Serra da Sicó, virada para o verde vale da ribeira de Valmar, esta aldeia de beleza agreste oferece-nos paisagens deslumbrantes da serra e do vale, com vistas extraordinárias sobre as terras vizinhas.
O Rancho Folclórico de Vila Cã foi criado no início da década de 80 tendo por base as recolhas feitas pelo seu dinamizador. Do seu reportório constam modas de roda com marcação, “Quatros pares a rodar”, “O Fadinho”, em que os pares dançam alternadamente, alguns viras de quatro, o Enleio, e ainda outras modas em que se nota alguma influência ribatejana, pois a ida para a borda d’água era comum no nosso povo.
Em termos de trajes, tem:
Os domingueiros e de festa, em que os tecidos são um pouco mais ricos, as saias de armur, nas mulheres os lenços dos “caros” e a chapeleta ou giga, o cordão de oiro e brincos mais compridos; o homem de jaqueta e chapéu de aba larga, acompanhado pelo pau de zambujeiro. Os usados nos trabalhos do campo, saias de lã ou de riscadilha, a mulher que anda na ceifa e por isso usa o alteador para a saia não atrapalhar nos trabalhos; a manteeira que leva o jantar no tabuleiro aos homens da lavoura, os homens de camisa de riscado, calça de lã e barrete e o semeador que espalha a semente pelos campos lavrados.
Sendo a zona rica em pinhal, encontramos também o casal de resineiros, ela que colhe a resina para a lata em resultado dos rasgos já antes feitos pelo homem.
Também as crianças estão representadas nas suas brincadeiras/tarefas.
Os instrumentos musicais usados são o acordeão, o banjo, os ferrinhos, o reco-reco e a viola.
O Rancho Folclórico de Vila Cã é membro da Federação do Folclore Português e sócio da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.