Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima
Fundado em 11 de Setembro de 1977, tem como objectivo redescobrir e preservar a vivência dos nossos antepassados. Geograficamente Fátima está situada na zona norte da Serra de Aire e pertence à Alta Estremadura, mas sofre fortes influências culturais do Norte do Ribatejo.
Ao longo dos anos, o Rancho Folclórico tem procurado respeitar, o mais fiel possível, os usos e costumes da Região a que pertence, nomeadamente através dos trajos, danças e cantares tendo como base de referência os finais do século XIX.
A 25 de Janeiro de 1985, tornou-se membro da Federação do Folclore Português. É sócio, fundador da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.
Composto por cerca de 50 elementos, entre os quais uma representação dos 3 Pastorinhos (símbolo de Fátima), dirigentes, músicos e dançarinos.
Desde 1980, realiza anualmente o Festival de Folclore da Cidade de Fátima onde participaram já Ranchos vindos das diversas regiões do país e estrangeiro.
Para além de já ter realizado milhares de actuações e de ter participado em centenas de festivais nacionais de folclore por todo o País, continental e insular, efectuou várias digressões no estrangeiro, nomeadamente em França, Holanda, Israel, Espanha, Suíça e Polónia.
Em Outubro de 1995, participou numa transmissão directa de televisão para vários países do mundo, por ocasião das celebrações do 30º aniversário do documento pontifício “Presbyterorum Ordinis” e do aniversário natalício do Papa João Paulo II.
Tem promovido e organizado Encontros Regionais de Folclore entre Ranchos vizinhos.
Em 1996 foi criado o Rancho Infantil cuja representação se baseia nas brincadeiras e hábitos das crianças do final do século XIX.
Já gravou 2 cassetes e um CD com músicas próprias da Região e da época que representa.