Rancho Folclórico do Penedo
Nascido na antiga aldeia da Quinta do Sobrado, o Rancho Folclórico Penedo foi fundado em Junho de 1980.
Foi nesta data que um grupo de jovens deu o primeiro passo para a criação do agrupamento etnográfico e folclórico, começando por convidar os amigos mais chegados. Estes aderiram com agrado à ideia e logo outras etapas surgiram. Foi necessário fazer recolhas, ensaiar, preparar trajes de forma a apresentar-se o grupo publicamente, logo no mês seguinte, nas comemorações do quinto aniversário do Centro Cultural e Recreativo de Quinta do Sobrado e Palmeiros.
Um conjunto de elementos decidiu que o grupo recém formado se chamaria Penedo (velha rocha situada nas proximidades da aldeia que aparenta ao longe ser um velho castelo e que esconde uma gruta com a qual estão relacionadas lendas de mouras encantadas).
Era no Penedo que o povo fazia as suas festas de Domingo até mais ou menos 1960.
O Rancho Folclórico do Penedo representa o folclore da Alta Estremadura e é federado na Federação de Folclore Português desde 1992, sócio da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e na INATEL. Foi considerado Instituição de Utilidade Pública em 1998.
Desde 1980 até hoje, o Rancho Folclórico Penedo tem mostrado em romarias e festivais, de norte a sul de Portugal e também no estrangeiro o seu repertório ou cancioneiro, do qual fazem parte modas como Manel Antóino, Brasileira, Silveirinha, entre outras.