Rancho Folclórico de Acipreste
Acipreste é uma aldeia da freguesia de Évora do concelho de Alcobaça.
É um lugar de cor, devido aos frutos dos pomares que o constituem, o que torna esta localidade uma das principais fontes de produção do sector.
Com uma população essencialmente rural, mantém na lide do campo alguns dos ensinamentos agrícolas transmitidos pelos monges cistercienses.
O Rancho Folclórico de Acipreste é um pelouro da cultura da Associação Recreativa do Acipreste e foi fundado em 01 de Maio de 1980.
É sócio efectivo da Federação do Folclore Português e da Associação de Folclore da Região de Leiria – Alta Estremadura.
No seu início, apresentava-se com um grupo infantil e um grupo adulto, mas actualmente apenas só com um grupo, variando as suas idades entre os 4 e os 80 anos.
Tem desenvolvido, ao longo dos anos, bastantes recolhas e compilado ao máximo o seu espólio etnográfico regional. No entanto, com a certeza que muito está por descobrir, mas que a cada dia que passa se torna mais difícil.
O grupo apresenta-se no seu essencial com trajes e utensílios de trabalho, pois era uma localidade muito pobre e onde muitas das pessoas se tinham de deslocar para outras terras vizinhas para ganhar a “jorna” ou até mesmo fazer trabalhos sazonais, tais como: vindimas, ceifas, apanha da azeitona e cavas. As pessoas mais abastadas não eram muitas e as que existiam eram proprietárias de quase todas as terras. Os modelos dos trajes que vestem são cópias fiéis de modelos cedidos, aquando das recolhas.
Das modas que o grupo apresenta, salientamos as danças de roda e os viras.